Brasil, 
22 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Tráfico de peixes. 03/07/2008

Ibama faz apreensão de 1182 peixes ornamentais em Itaituba/PA.

          Muitos desconhecem que muitos peixes ornamentais são capiturados ilegalmente nos rios e mares do Brasil. Se você aprecia aquários lembre-se sempre de perguntar ao lojista a origem dos peixes, algumas espécies de água doce são oriundas de criadouros comerciais, podendo ser comercializadas normalmente.

          Fiscais do Ibama flagraram na terça-feira (1°) o transporte ilegal de 1182 peixes ornamentais no aeroporto de Itaituba, no oeste do Pará. Os peixes, a maioria da espécie Acari, estavam acondicionados em sacos plásticos com água e oxigênio, dentro de caixas de papelão. A pessoa responsável pelo crime ambiental apresentou à fiscalização uma Guia de Transporte falsa, foi presa, e autuada em 15 mil reais.Todos os peixes ornamentais apreendidos estavam vivos e foram soltos no Rio Tapajós, na altura do pedral do 53º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, na tarde de ontem. Na nota fiscal apresentada à fiscalização junto com a Guia de Transporte falsa, o valor dos 1182 peixes seria de 600 reais, mas nesse tipo de ilícito os valores sempre são subestimados pelos infratores, objetivando aumentar os lucros com o comércio irregular. Fiscal do Ibama realiza soltura dos peixes ornamentais

          Na avaliação do chefe do escritório do Ibama em Itaituba, Rafael Della Nina, “o mais importante foi que os animais foram soltos com vida e o infrator permaneceu detido por pelo menos um dia”, o que pode contribuir para que as pessoas envolvidas nessa modalidade ilegal passem a temer mais do que as multas aplicadas pela fiscalização do instituto, “também vamos encaminhar o processo para a Polícia Federal pois houve falsificação de assinatura de um funcionário daqui”, concluiu Della Nina.

(Fonte: Christian Dietrich/ Ibama)

Newsletter
Digite seu e-mail: