Brasil, 
20 de abril de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
DETERGENTE ECOLÓGICO CASEIRO.

Vantagens e Receita. 25/04/2008.

          Agora você também pode fazer em sua casa um detergente biodegradável, ou seja, que não agride a natureza e é de baixíssimo custo!
          Mas quais são as vantagens do detergente caseiro sobre o detergente comum?
          De acordo com pesquisa realizada pela estudante de Biologia da UNICAMP, Ariane*, os detergentes convencionais não são completamente biodegradáveis, como defendem as fábricas desde 1982, pois “... o fósforo liberado na água através desse detergente e, em altas concentrações de poluição as bactérias não são capazes de degradá-lo”. A pesquisa mostra ainda que “... os fosfatos são adubos para plantas superiores e algas, ou seja, a presença em excesso desse composto beneficia a proliferação de algas e plantas aquáticas. Esses organismos consomem o oxigênio dissolvido na água e libera para o ar, o crescimento descontrolado desse tipo de vida é chamado de eutrofização e, também compromete a biodiversidade da fauna aquática. Como conseqüência da eutrofização pode ocorrer a floração” – que significa que o excesso de algas planctônicas realizadoras da fotossíntese forma uma camada grossa na superfície da água, não permitindo a infiltração da luz solar. Devido a essa grande falta de luz, as algas da parte inferior da água morrem, sendo degradadas posteriormente por bactérias aeróbias. Essas bactérias além de se multiplicarem rapidamente utilizam muito oxigênio, fazendo com que ocorra a morte dos peixes.
         É por isso e muito mais que temos que considerar a idéia de reduzirmos as emissões de fosfatos nas águas através de práticas simples, como a confecção de um detergente caseiro livre de fosfato. É uma receita eficiente e barata. O detergente ecológico rende e também desengordura como os convencionais, mas não agride o meio ambiente.

 

Receita de detergente isento de fosfato:

          Ingredientes:

• 2 litros de Álcool (de Posto de Gasolina);
• 1/2 kg de soda cáustica;
• 3 litros de óleo de cozinha (já usado);
• 20 litros de água;
• 1 copo (requeijão = 250 ml) de açúcar.

         Preparo:
1. Misture o óleo frio, o álcool e a soda cáustica. Mexer e deixar descansar durante 4 horas.
2. Depois, despejar a água fervendo aos poucos e sempre mexendo.
3. Em seguida, coloque o açúcar.

        Obs. Usar equipamentos de segurança durante o preparo do sabão: luvas e máscara.

Ariane S. Furlan - graduanda em Ciências Biológicas UNICAMP - SP


A NATUREZA AGRADECE!!!

Bióloga: Giulia Bagarolli D’Angelo

Newsletter
Digite seu e-mail: